O que é podologia?

A podologia é um ramo auxiliar da medicina cuja atuação concentra-se na anatomia, fisiologia e patologia dos pés. Seu objetivo não é apenas estético, como muitos pensam. Esta ciência é dedicada a diagnosticar, prevenir, estudar e investigar as patologias dos pés, podendo desta forma, aplicar o melhor tratamento adequado.

 

A importância dos cuidados com os pés

Os pés têm fundamental importância no complexo sistema do ser humano, pois além de serem os elementos corporais que estabelecem o contato do ser humano com o solo, eles também são dotados de captores do sistema nervoso, profundamente ligados com a postura.

 

Principais áreas de tratamento

A avaliação pormenorizada de cada pé é essencial para tratar e prevenir lesões e patologias que poderão causar graves problemas na saúde.

As principais áreas de intervenção são: a podopediatria, a podogeriatria, o pé de risco (pé diabético), a podologia desportiva e também a podologia laboral.

 

Podopediatria é o estudo e o tratamento do pé da criança de forma a assegurar um crescimento correto e a evitar futuros problemas.

 

Podogeriatria é o estudo e o tratamento do pé do idoso. Nesta fase os pés requerem um cuidado especial de forma a manter a mobilidade e a evitar a dor.

 

Pé de Risco ou Pé Diabético é o estudo e o tratamento dos pés do diabético. O acompanhamento preventivo e tratamento minucioso são fundamentais nesta situação.

 

Podologia Laboral é o estudo e o tratamento do pé associados à realidade laboral, nomeadamente à rotina diária enquanto trabalhadores.

 

Podologia Desportiva é o estudo e o tratamento do pé associado ao desgaste e cansado exercido pelos desportistas. Nesta situação, o acompanhamento e diagnóstico precoce são ferramentas indispensáveis a uma saudável prática desportiva.